fbpx

Gatilho de Vendas – Reciprocidade

Sumário

O gatilho da reciprocidade é um dos mais importantes e é também a base do engajamento do seu público. Isso porque temos uma tendência natural a querer retribuir àquilo ou àquele que nos dá algo, ou gera valor de alguma forma, é ou não é?

Quando você vai no mercado e recebe uma amostra grátis, perto do produto que ia comprar (como um suco por exemplo), e antes da amostra estava pensando em levar o suco A, depois de experimentar e na frente da pessoa… fala a verdade… se não dá uma vontade quase incontrolavel de levar o suco que acabou de experimentar ?

reciprocidade

Esse gatilho funciona muito, mas é claro que o cliente precisa perceber esse ato como algo espontâneo, feito realmente de coração. Por isso essa ação deve primeiramente, tornar a vida das pessoas melhor de alguma forma, e só depois gerar algum lucro para você. Outro detalhe é que é um ato feito para o outro (o retorno é garantido), mas se você fizer já esperando…, o cliente sente que aquilo não foi feito por amor a ele e sim por puro interesse e aí, o encanto acaba na hora.

Estudos alegam que nossos antepassados dividiam e compartilhavam conhecimento, habilidades e comidas se viam obrigados a isso, ajudar um ao outro. Você me ajuda e eu sou “obrigado” a te ajudar também.

A mudança de nossa cultura se adaptou a regra de reciprocidade, essa regra penetrou em nós humanos e nos ajuda a entender como ela pode ser usada com proveito.

Entender esse gatilho de vendas Deixa claro que as pessoas estão mais propensas a fazer um favor a alguém que já havia feito um favor antes…

O poder desse Gatilho é tão grande que, mesmo pessoas estranhas, de má fama ou intolerantes, podem aumentar a chance de conseguir nosso consentimento se primeiro nos fizerem um favor, porque nos leva a crer que Um favor deve ser pago com outro favor. Fomos condicionados a nos sentirmos mal quando devemos favores.

* Com frequência retribuímos com algo maior do que aquilo que recebemos.

* Muitas vezes, evitamos pedir um favor necessário se não estivermos em condições de retribuir.

Pense como aplicar esse gatilho no seu negócio, quer seja servindo um café especial, um expresso ou capuccino por exemplo, em uma bela xícara, ou presenteando seu cliente com um brinde antes mesmo dele comprar, ou ainda, uma amostra grátis do seu produto, use a criatividade e use e abuse desse gatilho de vendas poderoso, a reciprocidade.

Se você curtiu esse post e quer mais conteúdos como esse aqui no blog compartilhe e deixe um comentário, desta forma vou trazer mais conteúdos dos cursos da SBNV como o Mentalidade Vendedora – Vendas com PNL !!

Fernando

PS: Se você prefere consumir esse conteúdo em vídeo. CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.