Você já se perguntou em como os seus pensamentos e sentimentos podem aumentar ou diminuir a sua longevidade? Sabe quando tem aquela pessoa que fala pra você: “ Pare de pensar negativo, tem que pensar positivo”. Bom, e se eu te dissesse que ela pode estar certa e que realmente essas coisas podem fazer a diferença.
Como fatores psicológicos podem influenciar na longevidade?
Além dos fatores ambientais e comportamentais, os fatores psicológicos (pensamentos e emoções) também têm demonstrado influenciar a saúde dos idosos. Rodin , psicólogo especialista em comportamento humano, em 1986, cita uma relação entre saúde e senso de controle em idosos. Seus estudos mostraram que havia efeitos prejudiciais à saúde dos idosos quando o controle de suas atividades era restrito, ou seja, a pessoa não tinha liberdade para fazer as coisas que queria; em contraste, as ações que aumentavam a liberdade por parte dos pacientes do lar de idosos promoveram a saúde.
Rodin também relatou uma relação entre saúde física, senso de controle ( domínio sobre os seus pensamentos e emoções) e ‘rotulagem de sintomas’ em pessoas de todas as idades. Ou seja, o senso de controle de uma pessoa afetava a maneira como ela experimentava e rotulava as sensações corporais como sintomas relevantes para a saúde ou doença e vice-versa. Em outras palavras, as pessoas que têm menos senso de controle são mais propensas a rotular uma sensação física como um “sintoma” de doença. Da mesma forma, o rótulo dado a uma determinada sensação física afetará o quão a pessoa acha que tem controle sobre sua mente.
Certamente, nos últimos anos, o conjunto de dados que conecta saúde e atitude cresceu significativamente. São inúmeros os indícios de que a atitude de um idoso em relação à vida pode influenciar sua saúde de várias maneiras. Por isso que a PNL tem muito a acrescentar a essa exploração.
Modelando a longevidade com a PNL
Em maio de 1988, Robert Dilts e Jaap Hollander conduziram um projeto de modelagem de PNL para identificar as estratégias e crenças de quatro idosos holandeses ativos e com ótimo estado de saúde. O projeto foi realizado em formato de workshop de 2 dias e meio, organizado pelo Instituto de Psicologia Eclética (IEP) de Nijmegen na Holanda.
O workshop envolveu 35 profissionais avançados de PNL que participaram do projeto de modelagem e auxiliaram na fase de observação. O programa começou com uma sessão noturna durante a qual foram geradas e selecionadas questões específicas para construir um padrão de modo de vida. Questões centradas em questões como transições de vida, linhas do tempo e percepção do tempo, relacionamentos com outros significativos, crenças e valores pessoais, estratégias para lidar com o estresse, doença e morte e atitudes sobre o envelhecimento
Conclusões dos estudos e aplicando as técnicas de PNL para a Longevidade
As regras mais básicas para um comportamento eficaz e bem-sucedido de acordo com a Programação Neurolinguística são:
- tenha um objetivo futuro fixo.
- Tenha a evidência sensorial necessária para determinar com precisão seu progresso em direção ao objetivo.
- Tenha um conjunto variável de meios para chegar ao seu objetivo e a flexibilidade comportamental para implementar essas escolhas.
Cada um dos modelos do estudo da PNL demonstrou uma determinação obstinada de atingir seus próprios objetivos na vida e a flexibilidade de passar por desafios para atingir esses objetivos. Além disso, cada objetivo tinha uma finalidade certa – fosse em corridas de bicicleta, livros escritos, atividades da igreja ou moda e natureza.
Os modelos violaram alguns dos dados estatísticos de estudos anteriores. Por exemplo, em vez de relacionamentos longos, cada um havia perdido pelo menos um cônjuge e alguns ainda jovens. Todos eles passaram por algumas mudanças bastante difíceis e traumáticas, como a guerra, etc. Em vez dos tipos de ambiente ou eventos que cercaram nossos modelos, foi sua abordagem a essas experiências que parecia ser a ‘diferença que faz a diferença’ . Esta conclusão é apoiada por evidências médicas crescentes sobre a interação entre mente e corpo.
Os resultados das entrevistas podem ser resumidos da seguinte forma:
Padrões para extensão da vida
- Fisiologia
- Seja simétrico em gestos e movimentos.
- Continue se movendo mentalmente e fisicamente.
- Cante.
- Estratégias cognitivas
- Olhe para o lado positivo das coisas.
- Ser capaz de reformular situações aparentemente negativas.
- Tenha senso de humor.
- Aprenda com vários modelos.
- Incorpore entes queridos perdidos.
- Integrar estágios de desenvolvimento anteriores.
- Padrões de meta-programa
- Mova-se para o futuro positivo.
- Tenha um forte quadro de referência interno.
- Combine o que ajuda e desajuste o que não ajuda.
- Crenças e Valores
- Os relacionamentos são muito importantes.
- Eu sou útil para os outros.
- Saúde e vitalidade são normais.
- A velhice é um benefício.
- Você tem que trabalhar para isso, e vale a pena trabalhar para isso.
- Identidade
- Tenha uma identidade estável.
- Ter uma identidade congruente com a história pessoal, familiar e cultural.
- Espiritual
- Tenha um relacionamento contínuo com o espiritual.
E agora que tal aplicar esses padrões de comportamento na sua vida HOJE mesmo e comparar as mudanças na sua qualidade de vida ao longo desse processo?
A PNL é incrível e nos dá muitas ferramentas para aumentar nosso autoconhecimento e também conhecer o comportamentos dos outros, por isso criamos o UNIVERSO DA PNL, um Portal com TUDO sobre PNL, tudo mesmo, técnicas, ferramentas, exercícios, PNL para vendas, e muito mais.
Mas se você ainda não fez nenhum curso de PNL, você tem a oportunidade de fazer um curso grátis de Introdução, que foi feito para você ter toda a base para começar a aprender.
Clique aqui e faça o curso gratuito !
E se você já conhece a PNL e quer fazer parte do Universo da PNL, clique aqui !
Curta, deixe um comentário e compartilhe com seus contatos. Vamos levar esse conhecimento para o máximo de pessoas.