Você já se encontrou em uma situação aonde pensamentos do futuro tomavam a sua cabeça, um momento em que nada mais importava, mas somente os pensamentos na sua cabeça. As suas mãos ou pernas não conseguiam ficar paradas e o seu batimento cardíaco ficava acelerado. Se você respondeu sim fique tranquilo, porque a PNL pode te ajudar com isso.
O que é ansiedade e como ela funciona?
A ansiedade é uma reação emocional padrão semelhante à felicidade, tristeza, raiva, etc. Ela cria consciência em um indivíduo para uma situação particular e ajuda a se concentrar na situação. Na verdade, a ansiedade é uma resposta óbvia a ocorrências estressantes na vida, como problemas financeiros, exames, mudança de emprego, etc., mas quando leva a um comportamento severo, torna-se um distúrbio. Existem três tipos comuns de ansiedade:
- A ansiedade que surge quando estamos preocupados que algo errado possa acontecer no futuro.
- A ansiedade que surge devido a razões médicas como medicação, insônia, etc.
- A ansiedade vem do nada, sem nenhum pensamento ou gatilho. Geralmente ocorre devido a brigas, interações defeituosas, etc. e muitas vezes é incontrolável para pessoas que passaram por fases traumáticas na vida.
Como a PNL pode ajudar a reduzir a ansiedade?
Existem diversos meios para diminuir a ansiedade, contudo a partir de um olhar da PNL, podemos buscar algumas solução mais eficazes que outras para os nossos problemas. Vamos dar uma olhada em duas delas, que são práticas, simples e eficazes para o nosso problema:
- Meditação
A meditação altera o funcionamento do cérebro, o que resulta em menos ansiedade, mas as emoções da ansiedade tendem a ser processadas mais rapidamente.
Como realizar esta técnica?
- Feche seus olhos.
- Estude seu corpo por dentro, do topo da cabeça até as pontas dos dedos dos pés, e observe todas as sensações que acontecem por dentro.
- Agora, imagine uma luz brilhante do tamanho de uma bola de pingue-pongue que metaforicamente representa calma e mude seu foco com a bola para os tornozelos.
- Em seguida, o umbigo.
- Em seguida, plexo solar.
- Depois o peito.
- Então garganta.
- Atrás das sobrancelhas.
- Acima da cabeça.
- Faça a bola um pouco maior. Agora está ainda mais tranquilo.
- Acerte os mesmos pontos no caminho para baixo.
- Faça a bola maior e suba novamente.
- Repita o processo.
- Aterramento
Os exercícios de aterramento também alteram o mecanismo do cérebro. Aqui está como ele é combinado com a PNL para aumentar seu efeito.
Imagine ou pense no ambiente mais calmo em que você já esteve e tente ver, ouvir e sentir a calma. Agora, tente modificar esse ambiente. (ex. escurecer, torná-lo menor ou maior, em movimento, parado, grande, pequeno, grande angular, estreito, etc.) Depois disso, tente brincar com o som imaginário do seu ambiente como tentar adicionar volume ou ritmo. Por fim, tente experimentar as submodalidades cinestésicas – respirando mais fundo ou mais devagar, liberando qualquer tensão dentro do corpo, relaxando todos os músculos.
2. Fingir como se
As pessoas costumam confundir excitação e ansiedade, pois ambas as emoções estão relacionadas a algo que vai ou pode acontecer no futuro. Considerar o estresse como um aspecto negativo acaba causando mais estresse e nos leva a agir.
O padrão fingir como se da PNL tem tudo a ver com eliminar a ansiedade e fingir que você está animado com uma situação específica. Quando um indivíduo é instruído a fingir estar excitado, nenhuma ou significativamente menos ansiedade é experimentada.
E agora que tal aplicar essas técnicas hoje mesmo e sentir a mudança na sua vida?
A PNL é incrível e nos dá muitas ferramentas para aumentar nosso autoconhecimento e também conhecer o comportamentos dos outros, por isso criamos o UNIVERSO DA PNL, um Portal com TUDO sobre PNL, tudo mesmo, técnicas, ferramentas, exercícios, PNL para vendas, e muito mais.
Mas se você ainda não fez nenhum curso de PNL, você tem a oportunidade de fazer um curso grátis de Introdução, que foi feito para você ter toda a base para começar a aprender.
Clique aqui e faça o curso gratuito !
E se você já conhece a PNL e quer fazer parte do Universo da PNL, clique aqui !
Curta, deixe um comentário e compartilhe com seus contatos. Vamos levar esse conhecimento para o máximo de pessoas.