5 Passos para Colocar um Plano em Ação.


 

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Fazer um planejamento estratégico é fundamental para viabilizar qualquer projeto, é básico, mas nem sempre é realizado por ser, de uma certa forma, complexo. Meu objetivo com este artigo é simplificar o processo para que ele possa ser colocado em prática de imediato, trazendo uma melhor visão estratégica para seu negócio ou para seu objetivo ou meta, pode ser usado para qualquer uma das opções anteriores, só quero deixar claro que, de forma alguma, meu objetivo é mudar o conceito de Planejamento Estratégico, e sim, apenas te dar uma nova opção para começar a colocar as ideias em um fluxo simples de ser implementado.

 

Começar um projeto sem um plano de ação básico pelo menos, é como viajar para um lugar que não conhece sem um mapa, a pessoa até pode chegar lá, mas demora muito mais do que se tivesse um mapa, ou outras ferramentas que poderiam  ajudar nesse trajeto.

 

Eu acredito que um processo de planejamento precisa ser feito, e quanto mais simples e acessível ele for, melhor. Para qualquer pessoa que pretenda empreender, ou até mesmo realizar algum projeto importante, o Planejamento Estratégico é uma peça fundamental. Utilizando algumas ferramentas de Coaching e conceitos da administração, cheguei a um formato de Plano de Ação Estratégico de 5 simples passos e que eu chamo de CREAR, vou descrevê-los abaixo.

 

  1. Clareza de Objetivo: Sem ter um objetivo claro e definido, é impossível realizar grandes feitos, digo que até pequenos feitos. Logo, definir seu objetivo de forma clara e específica é o primeiro passo, clareza é poder.

*Prática do passo 1: Escreva seu objetivo, seja ele qual for, por exemplo: Montar seu próprio negócio.

 

  1. Recursos: Quais os recursos necessários para desenvolver o objetivo?

Alguns Exemplos de recursos:

  • Recursos Humanos: pessoas, quem são as pessoas necessárias para formar a equipe e colocar o plano em prática? Treinamento para cada participante da equipe formada é um ponto importante, logo após montá-la. *Mesmo uma pequena equipe.
  • Estruturação: Qual o papel de cada pessoa no processo? Qual estrutura será necessária? Quais são as tarefas necessárias para colocar o plano em prática?
  • Finanças: qual o investimento necessário para colocar o plano em prática e quanto realmente eu tenho disponível de recursos para isso?
  • Marketing: Inovações, publicidade, ideias novas. Quais as propagandas necessárias? Quais os canais a serem usados? Ex: Facebook, Blog, Site, Youtube…
  • Ação/Produção: Colocar em prática, organizar a produtividade, data para inicio, conteúdo, organizar o processo de ação. O que pode ser feito em cada etapa, com a data e o assunto?

*Prática do passo 2: Fazer uma lista das tarefas necessárias para realizar o objetivo (no caso do exemplo, para abrir o próprio negócio) e encaixar em cada um dos recursos acima.

 

  1. Evidências: Como saber que o objetivo está sendo alcançado?

3 formas de identificar se o Objetivo é ou não é possível.

  • Visualizar: *Prática do Passo 3 – Imaginar-se com o objetivo alcançado, utilizando dos recursos e dos benefícios, mas também passando pelos desafios e sacrifícios para essa realização.
  • Pergunte a si mesmo: vale a pena? Vale o sacrifício?
  • Decida entrar em ação ou refazer o plano de ação estratégico.

 

  1. Ação estratégica: Este passo é sem dúvidas um dos mais importantes, está dividido em 4 etapas.
  • O que fazer? Esta etapa diz respeito ao que exatamente fazer para colocar em prática seu plano, qual o primeiro passo? Exemplo, se é abrir o próprio negócio, buscar um contador por exemplo pode ser o primeiro passo.
  • Como fazer? Seguindo o exemplo anterior, e pode ser adaptado para qualquer outro objetivo, o como seriam as formas de procurar o contador certo, indicação, pesquisa, conselhos de contabilidade e marcar uma entrevista com o contador ou a empresa para iniciar o processo de abertura do negócio.
  • Quando e até quando fazer? O quando é a data de início da atividade a ser desenvolvida, no caso de procurar um contador, estipular a data exata que será iniciada a busca e quando será finalizada a busca para passar ao próximo passo.
  • Resultados: Qual foi o resultado desta ação? Foi encontrado o contador? Caso sim, repete-se a estratégia para outra tarefa e assim sucessivamente para as outras até finalizar a lista de tarefas necessárias para o projeto entrar em ação, caso não, estipula-se uma prorrogação na data da tarefa e se ainda assim, não for realizada, busca-se novos recursos no passo 2, Exemplo: Recursos Humanos, quem pode ajudar a resolver?

*Prática do Passo 4: Fazer um mapa de ação, colocando o que fazer, como fazer, quando e até quando, e por fim, o feedback, ou melhor, os resultados das ações.

 

  1. Revisão/Feedback: Ponto de chegada da construção do plano de ação, momento de revisar os passos anteriores e decidir quais precisam ser melhorados. É importante durante todo o processo, estar sempre avaliando as ações, para corrigir durante o percurso, se for necessário, de qualquer forma, esse passo é o momento de chegada, hora de refazer o planejamento para outro objetivo, ou reforçar algumas ações em alguns pontos, desta forma pode-se aplicar os ajustes reconhecidos durante a trajetória.

Este é o momento de melhorar o que pode ser melhorado, ou até mesmo refazer o processo se for necessário, colocar novos planos em prática e fortalecer os recursos com a experiência do primeiro ciclo dos 5 passos, a cada ciclo, cada vez que o processo for repetido, ele se torna mais poderoso, e o CREAR vai criar algo substancial na vida daqueles que se dedicarem a colocar esses simples passos em prática em todos os seus detalhes.

*Prática do Passo 5: refazer todo o planejamento e melhorar os pontos que obtiveram menores resultados, colocar mais energia nos pontos que podem dar o maior resultado.

 

Esses são os 05 passos para colocar um plano em ação de forma muito simplificada, caso você tenha ficado com alguma dúvida ou queira fazer um comentário, fique à vontade, deixe sua mensagem nos comentários, a minha intenção é dar uma nova opção para tirar os planos da cabeça e colocar no papel e em seguida em ação imediata.

 

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Fernando Becker

 

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