05 Sinais para você saber se tem Inteligência Emocional alta.


Quais os diferenciais para tornar algumas pessoas bem-sucedidas e outras não, tanto no trabalho como na vida?

Pensou-se por muito tempo que apenas ter um alto QI (Quociente Intelectual) já seria suficiente para o sucesso em todas as áreas da vida , mas sabemos que não é bem assim. Nossa inteligência emocional, ou, a maneira como gerenciamos as emoções, tanto internas (nossas) quanto as externas (dos outros), pode ter um papel fundamental para determinar nosso sucesso e nossa felicidade.

A forma como interagimos com nossas emoções e as ajustamos tem repercussões em quase todos os aspectos de nossa vida.

“Quem tem inteligência emocional geralmente é confiante, sabe trabalhar na direção de suas metas, é adaptável e flexível. Você se recupera rapidamente do estresse e é resistente”, disse ao Huffington Post o psicólogo Daniel Goleman, autor de “Focus: The Hidden Driver of Excellence” [“Foco: O Motor Oculto da Excelência”]. “A vida corre muito mais suavemente se você tiver boa inteligência emocional.”

Os cinco componentes da IE, que foram definidos por Goleman, são:

1.Autoconsciência
2.Autorregulação
3.Motivação
4.Habilidades sociais
5.Empatia.

O desenvolvimento da Inteligência Emocional permite a melhora em diversas áreas da vida, se tonando indispensável para os tempos atuais.

5 Sinais para você descobrir se tem Inteligência Emocional Alta.

Confira:

1.Você gosta de se conectar com pessoas?

Você naturalmente faz muitas perguntas após ser apresentado a alguém? Nesse caso, tem um certo grau de empatia, que é um dos principais componentes da IE.

Pessoas altamente empáticas, têm algo importante em comum: se interessam genuinamente em saber mais sobre os outros. Ter curiosidade sobre os outros também é uma maneira de cultivar a empatia.

2. Você é um Líder.

Verdadeiros líderes costumam ter uma coisa em comum, eles possuem um alto grau de inteligência emocional.

Em uma pesquisa realizada por Daniel Goleman, comparando os que se saíram extremamente bem em papéis de liderança com aqueles que eram simplesmente medianos, ele descobriu que cerca de 90% da diferença em seus perfis se devia à IE, e não à capacidade cognitiva.

“Quanto mais alta a categoria de uma pessoa considerada um ator excelente, mais capacidades de inteligência emocional apareciam como motivo de sua eficácia”, escreveu Goleman na “Harvard Business Review”.

3. Você sabe quando está desanimado e porquê.

Normalmente experimentamos uma série de mudanças emocionais ao longo do dia, e quase sempre, nem sequer compreendemos o que está causando uma onda de raiva ou de tristeza.

Mas algo importante na autoconsciência, é a capacidade de reconhecer de onde vêm suas emoções e saber por que você está desanimado. Essa Autoconsciência também está relacionada a reconhecer as emoções quando elas aparecem, ao invés  de ignorá-las. AS pessoas emocionalmente inteligentes, recuam um passo diante das emoções, examinam o que estão sentindo e o efeito dessa emoção sobre elas

 
4. Você é automotivado.

Desde criança, você sempre foi ambicioso e trabalhador, mesmo quando não era recompensado por isso?

Se você é uma pessoa atuante, persistente e motivada – e consegue focar sua atenção e sua energia para perseguir seus objetivos -, provavelmente tem um alto nível de IE.

5. Você tem autocontrole.
 
 Autorregulação, um dos cinco componentes da inteligência emocional, significa ser capaz de se disciplinar e evitar hábitos insalubres. As pessoas com alto índice de IE geralmente estão bem preparadas para tolerar o estresse e controlar seus impulsos.

Esses foram os 05 sinais se você tem Inteligência Emocional Alta.

Deixe seus comentários e vamos participar do conhecimento compartilhado, aquio que você sabe pode ser útil para alguém AGORA, não deixe passar a oportunidade.

Continue acompanhando a SBNV, estamos nas Redes Sociais.

Facebook: sbnvoficial
Instagram: @sbnvoficial

Contato:

WhatsApp: 51 99757.2391

E-mail: contato@sbnvendas.com.br

www.sbnvendas.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *